covid-19

Possíveis casos da variante Ômicron seguem estáveis e sendo monitorados em Santa Maria

Na manhã desta segunda-feira, a rádio CDN recebeu o médico epidemiologista da prefeitura de Santa Maria Marcos Lobato para falar sobre os 19 possíveis casos da variante Ômicron na cidade. O profissional acredita que realmente se trate da variante Ômicron, pois, após a confirmação da circulação do vírus no Estado, a chance dele ter chegado à região é grande.

- Considerando que a Ômicron possui uma capacidade de transmissão muito maior que as demais variantes, rapidamente um número maior de casos se espalhará, principalmente nos países onde o vírus se estabelece, impactando diretamente no sistema de saúde com o aumento de internação - salienta Lobato.

Bolsonaro interrompe férias e parte para hospital de São Paulo para fazer exames

Em relação aos 19 supostos casos da variante Ômicron, Lobato informa que os casos seguem sendo monitorados e que, até o momento, todos os pacientes estão estáveis:

- Estamos investigando os casos, mas todos estão estáveis. O único caso de internação não é por motivo de Covid. A pessoa foi internada por outro motivo, fez o exame de rotina e teve o resultado positivo - explica o epidemiologista.

Nova adutora de R$ 55 milhões garantirá água para a cidade e a agricultores do Vacacaí-Mirim

RETORNO DAS VIAGENS DE FIM DE ANO

Com o avanço da vacinação, muitas pessoas se sentiram seguras para viajar e festejar o fim de ano. De acordo com o médico, os casos positivos apresentados serão monitorados. As demandas do serviço de saúde também são observadas. Segundo o médico, a oferta de exames como testes rápidos segue normalmente, e o Centro de Referência permanece aberto até as 19h.

- Não podemos dizer que essa variante é a mais letal ou que ela pode causar maiores complicações. O que podemos garantir é que ela tem maior capacidade de transmissão. Com a velocidade de casos crescendo, o número de casos graves ou não serão maiores também - conclui.

São Pedro do Sul é a oitava cidade da região a decretar emergência pela estiagem

PREFEITURA

A prefeitura de Santa Maria reforçou que, no momento, existem apenas casos sugestivos. Leia o comunicado completo abaixo:

"Ainda não existe caso confirmado da variante Ômicron do coronavírus em Santa Maria. O que há são os 19 casos sugestivos, conforme nota oficial divulgada no sábado (1º). Tão logo se tenha a confirmação, com base nos resultados do sequenciamento genômico, o Município comunicará oficialmente."

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

46 pessoas são atendidas com diarreia e vômito após visitar balneário em Silveira Martins Anterior

46 pessoas são atendidas com diarreia e vômito após visitar balneário em Silveira Martins

Santa Maria registra 19 primeiros casos prováveis da variante Ômicron Próximo

Santa Maria registra 19 primeiros casos prováveis da variante Ômicron

Saúde